Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

Preço da erva-mate deve subir mais até o fim do ano

Um hábito dos gaúchos pode ficar ainda mais caro nos próximos meses. Desde o início do ano, o quilo da erva-mate já subiu 30%. O risco de falta de produto para o chimarrão levou o quilo da folha verde valer tanto quanto o litro do petróleo. E o aumento não deve parar por aí.
O aumento do preço da erva-mate fez muitos produtores investirem na planta. É o caso de Caetano Fortunati, de Machadinho, no Norte do estado. Nos últimos anos, a soja perdeu espaço na propriedade ele e deu lugar a sete hectares plantados com erva-mate.
Até o produtor foi surpreendido pela valorização no valor pago pela arroba com 15 quilos. “Comecei a plantar erva-mate e o pessoal me chamava de louco. Tem que plantar soja, milho. Mas plantei erva-mate e hoje estou contente com a atividade”, comemora Caetano.
O produtor apostou na erva-mate cambona 4. Em Machadinho, a área plantada com a variedade ocupa 170 hectares. As folhas padronizadas e de sabor mais suave também rendem mais produtividade por hectare, além de serem muito valorizadas pela indústria. Fonte: G1 RS